Publicidade
Publicidade
12/02/2016 às 10h40 12/04/2016 às 20h30

Produzido há menos de um mês; saiba como foram as gravações de 'Formation'

Vídeo foi produzido há menos de um mês, conta designer.
Cenas foram filmadas em mansão em Pasadena, na Califórnia.

Ethan Tobman, o designer de produção do novo clipe de Beyoncé, "Formation", contou ao site Curbed como foram as gravações do vídeo.

ASSISTA E BAIXE 'FORMATION' GRÁTIS

Ethan disse que até a metade de janeiro, não tinha ideia de que o clipe seria filmado. "Literalmente, há três semanas eu estava sentado no meu sofá lendo um livro", ele diz. "E aqui estamos hoje."

Apesar do tema do vídeo, nenhuma cena foi filmada em Nova Orleans. Tudo foi filmado em Los Angeles e adicionado cenas do documentário "That B.E.A.T.", previamente licenciado. O conceito e o pouco tempo disponível fizeram com que Tobman e o resto da equipe transformasse uma casa histórica encontrada em Pasadena, Califórnia, em um cenário gótico sulista para a canção em apenas uma semana.

"É um prazer trabalhar com a Beyoncé, e ela realmente conhece bem Nova Orleans. Ela me perguntou: você vai conseguir fazer isso com o tempo que temos?'", ele diz.

Local de gravação de 'Formation' antes de adaptações (Foto: Divulgação)

Ethan, que já trabalhou com a cantora antes, recorda que o desafio foi achar uma construção em Los Angeles com uma varanda que fosse semelhante as encontradas em Nova Orleans. A procura estava difícil até que a equipe decidiu usar a mansão Fenyes, que abriga o Museu da História de Pasadena.

A mansão construída para o Dr. Adalbert Fenyes e sua esposa Eva Scott Muse Fenyes, em 1905, não tinha uma arquitetura sulista, mas o interior com papel de parede estilo damasco e flores de madeira era suficiente para se trabalhar. Onde mais precisou de mudanças foi no exterior da casa, a equipe adicionou musgo espanhol, heras, glicínias, móveis e tapetes antigos.

Local de gravação de 'Formation' depois de adaptações (Foto: Divulgação)

Tudo foi finalizado menos de uma semana após deles decidirem o conceito. Tobman, que desenhou o set para o aclamado filme "O Quarto de Jack", já havia trabalhado com a cantora antes e estava acostumado com prazos curtos e gravações secretas. Sendo parte da equipe que filmou os clipes para o último álbum dela, ele não estava ciente de que todos saíriam no mesmo dia até o lançamento.

"Eu me lembro de pensar, lá pelo quarto vídeo: 'ela não está feliz com eles [vídeos]?,'' ele disse. "Por que eu ainda estou sendo contratado? A equipe dela foi incrivelmente inteligente em manter o segredo."

Pintura original e pintura criada para vídeo de 'Formation' (Foto: Divulgação)

A diretora do vídeo, Melina Matsoukas, a qual Tobman descreve como "excepcionalmente inteligente" sobre a cultura e história da época referenciada em "Formation", queria pinturas de mulheres e famílias negras nas paredes, feitas em estilo colonial. A ideia era de que aquela "não era uma casa na qual os escravos trabalhavam, mas sim uma casa onde os escravos eram os senhores". Mas onde encontrar pinturas que encaixassem nessa ideia? Tobman disse que a equipe começou a procurar, mas logo se deram conta de que teriam de pintar os quadros eles mesmos. Eles escanearam pinturas de pessoas brancas e pintaram as pessoas negras por cima.

"Isso fez a gente perceber que não há pinturas daquela época de aristocratas negros," ele disse. "Nós encontramos fotos de famílias negras vestidas 'com suas melhores roupas para ir à igreja em um dia de domingo', e então as penduramos nas paredes".

Beyoncé (Foto: Reprodução)

Uma das cenas mais marcantes do vídeo, com Beyoncé no topo de um carro submerso da polícia de Nova Orleans, foi filmado em um tanque de água dentro de um estúdio. A parte inferior do carro foi cortarda e preenchida com espuma para proporcionar flutuabilidade, enquanto uma série de roldanas e cabos foram conectados a um guincho e um guindaste, de modo que o carro pudesse ser afundado várias vezes com uma velocidade controlada. Embora uma boa parte do plano de fundo tenha sido gerada por computador, galhos de ávores, pedaços de madeira de telhados e portões de ferro foram adicionados ao tanque para dar mais realismo.

Tobman não comentou sobre quaisquer planos de vídeos futuros ligados ao próximo álbum da cantora, mas sugeriu que o lançamento de "Formation" foi planejado, e não apenas por causa do Super Bowl.

BEYONCÉ LANÇARÁ NOVO ÁLBUM ATÉ ABRIL, CONFIRMA SITE

"Havia razões maiores para este vídeo ser divulgado quando foi e elas se tornarão evidentes nas próximas semanas," completou.

Publicidade
Os comentários são de total responsabilidade de seus respectivos autores, o BEYHIVE.com.br não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Reservamos-nos o direito de moderar os comentários aqui publicados, qualquer conteúdo ofensivo (a uma entidade ou pessoa) ou ilegal será deletado e o autor impedido permanentemente de comentar em todo o site.

Nosso site coleta informações da sua navegação por meio de cookies técnicos e analíticos. Para mais informações, acesse nossa política de cookies. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.