Como a decepção amorosa de um compositor sem-teto chegou ao álbum de Beyoncé
Vincent Berry compôs faixa pensando em ex-namorada.
Tradicional boca a boca ajudou Beyoncé ouvir a canção.
Com o lançamento do álbum "Lemonade" em abril, conhecemos a faixa "Sandcastles". Uma balada sobre reconciliação e perdão que colocou mais lenha na fogueira sobre as especulações de uma possível traição de Jay Z. O rapper até participou da versão visual da canção ao lado de Beyoncé.
Contudo, "Sandcastles" foi originalmente criada a partir de uma decepção amorosa de outra pessoa, um homem na verdade. Em entrevista ao Los Angeles Times, Vincent Berry II contou haver prometido que essa seria a última canção que escreveria sobre sua ex-namorada. Mal sabia ele que esse doloroso momento de sua vida se tornaria a fase mais bem-sucedida de sua carreira.
Quando a música chegou aos ouvidos de Beyoncé, Berry não tinha onde morar e ainda não sabia se a canção sequer seria usada.
"Quando alguém canta sua música, é algo incrível. Mas quando a maior artista do mundo canta sua música, esse torna-se um momento de definição para você, e você entende que você deve fazer o que faz," disse o compositor.
A ideia da canção começou quando Berry estava trabalhando com o rapper Malik Yusef no começo de 2015. Yusef deu a ideia de uma música chamada "We Built Sandcastles That Washed Away".
"Eu nunca me curei", relembra Berry sobre um relacionamento de 10 anos que terminou há muito tempo. "Quando ele [Yusef] cantou as primeiras palavras, eu pensei nela e só precisei disso para continuar o resto da música".
A gravação foi originalmente planejada para a cantora Teyana Taylor, embora Berry acreditasse que a música precisava da voz de Beyoncé, mesmo antes de conhecê-la.
Então, como "Sandcastles" chegou até Beyoncé? Pelo tradicional boca a boca.
Berry foi convidado para um estúdio onde conheceu outra compositora, Midian Mathers. Ele tocou a canção para ela ouvir. "Quando ela ouviu, ela começou a chorar," ele diz.
O trio então trabalhou mais na composição da música e, depois de algum tempo, Mathers foi a uma reunião na editora musical BMG. Lá ela falou com Teresa LaBarbera Whites, responsável por ajudar no repertório de Beyoncé desde a época do Destiny's Child.
Quando Teresa comentou que estava procurando canções para o novo álbum de Beyoncé, Mathers tocou "Sandcastles" para ela ouvir.
"Midian falou ele vai me matar, ele não me deu permissão, mas eu acho que esse é o tipo de canção que Beyoncé precisa cantar", contou Berry.
Beyoncé recebeu a faixa em fevereiro de 2015 e continuou trabalhando no "Lemonade". Enquanto isso, Berry trabalhou com outros artistas mas não tinha local certo para ficar. "Estava sem casa, dormindo em carros, garagens e estúdios", relembrou.
Até que um dia ele recebeu a ligação que tanto esperava: a música que ele ajudou a compor faria parte do álbum e ele estaria nos créditos de produção da faixa junto com Beyoncé.
Na versão final, que Berry ouviu antes do lançamento, Beyoncé escreveu um final mais esperançoso do que o original escrito por ele.
"And your heart is broken cause I walked away / Show me your scars and I won't walk away / And I know I promised that I couldn't stay, baby / [But] every promise don't work out that way"
"Não havia reconciliação, o relacionamento tinha acabado," ele conta sobre o final que tinha escrito. "Mas o meu relacionamento não era de marido e mulher. Ela cantou sobre um marido, e há um desejo diferente para tentar manter esse relacionamento."
Agora morando em Woodland Hills, Los Angeles, Berry está sendo muito procurado. Já dividiu o estúdio com Alicia Keys, Maroon 5, Big Sean, BJ the Chicago Kid e Eminem.
"Quando você tem uma grande oportunidade como essa com a Beyoncé, você tem que alavancar esse momento. A indústria já sabia o que eu andava fazendo, mas Beyoncé me abriu muitas portas," finaliza Berry.