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19/06/2018 às 21h30 19/06/2018 às 22h35

Análise: onde 'Apeshit', de Beyoncé e Jay Z, e o filme senegalês 'Touki Bouki', de 1973, se encontram

Beyoncé e Jay Z pegaram o mundo de supresa no último sábado com o lançamento do "Everything Is Love" e também do clipe para a canção "Apeshit".

'Everything Is Love': Beyoncé e JAY-Z lançam álbum surpresa; assista ao novo clipe

O vídeo, que foi filmado no museu do Louvre, em Paris, é preenchido por famosas e belas obras de arte como a "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.

No Twitter, o fã Kyle (@kyalbr), que mora nos Estados Unidos, analisou [link] o clipe e encontrou conexões entre o vídeo e o filme senegalês "Touki Bouki" ("A Viagem da Hiena"), lançado em 1973 e dirigido por Djibril Diop Mambéty.

Abaixo, como dica de um dos nossos seguidores (Dih Cerqueira), traduziremos a sequência de tuítes publicados por Kyle no último domingo, 17.

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Então, eu acho que "Apeshit" ("AS" como ele chama ao longo do texto) tem a intenção de servir como o epílogo de "Touki Bouki", o filme no qual eles criaram a narrativa de sua turnê.

Um filme sobre fuga, e Beyoncé cantando "I can't believe we made it" ("Não posso acreditar que conseguimos") em AS parece que eles chegaram em algum lugar.

Aqui algumas ideias:

Filme 'Touki Bouki' e clipe 'Apeshit' (Foto: Reprodução)

Uma peça de vanguarda, a história é sobre um "menino pobre mas carismático" (Mory) que sonha em deixar sua aldeia para a promissória Paris.

O título do filme significa "a jornada da hiena" e ele se sente como o animal felino na maneira como ele procura e persegue seu caminho para fora dessa sua atual vida.

Em Dacar, capital do Senegal, ele junta-se à sua amada, Anta, e juntos os dois pensam em diferentes planos de como conseguir dinheiro suficiente para escapar.

Por fim, eles roubam um extravagante e rico homem e conseguem o dinheiro para navegarem rumo a Paris. O homem chama a polícia para eles.

"Ele queria ir para a Europa, ele precisava de dinheiro e veio até mim. De qualquer forma, ele é fácil de ser reconhecido. Ele é alto com o cabelo bagunçado: parece um hippie."

Filme 'Touki Bouki' e clipe 'Apeshit' (Foto: Reprodução)

Agora, observe as imagens de "Touki Bouki", a moto enfeitada com o crânio de um touro na frente. O primeiro verso de Jay Z em AS é o seguinte:

"Eu sou um gorila em um conversível
Vou fazer uma parada no zoológico
Eu sou uma junção de Chief Keef e Rafiki
Quem anda mentindo que é o rei para você?
"

Chief Keef é um rapper que coincidentemente também lançou uma música com o mesmo nome em 2013. Rafiki é um personagem do desenho "O Rei Leão", da Disney, cujo título soa quase ambíguo na última frase ("Who been lyin' king [Lion King] to you").

Hiena e hienas do filme 'O Rei Leão' (Foto: Reprodução/Disney)

No fim do filme, Mory não consegue deixar o Senegal, mas Anta decide deixá-lo e parte no navio para Paris sozinha.

Em AS, e por decisão própria, Beyoncé decide metaforicamente continuar trazendo Jay Z com ela em sua viagem.

Filme 'Touki Bouki' e clipe 'Apeshit' (Foto: Reprodução)

Eu não acho que é apenas a presença da Beyoncé, mas ela domina o vídeo de AS. O vídeo é dela e ela trouxe Jay Z junto.

Realmente parece a frustração dos fãs: que ela está sempre o levando junto para todos os lugares.

Mas é exatamente isso que Anta não fez. Então, esse é o fim alternativo de Beyoncé.

Clipe 'Apeshit' (Foto: Reprodução)

Agora, a cena mais interessante do filme (e há várias) é essa: Mory e Anta se preparando para deixar o Senegal enquanto ao fundo Josephine Baker canta Paris, Paris, Paris (maravilhosamente) repetidamente.

Consegue ouvir a repetição no vídeo acima? É notávelmente uma decisão do diretor.

Essa repetição é muito interessante. A voz de Baker é, sem dúvidas, um sonho. Mas, em "Touki Bouki", os personagens ficam presos nesse sonho.

O verso de Beyoncé ("Não posso acreditar que conseguimos") soa libertador.

"Touki Bouki" saiu em 1973. Então, o diretor devia saber do seguinte:

Josephine Baker foi a única oradora oficial da Marcha de Martin Luther King em Washington (1963) e após o assassinato de King, Coretta [esposa de King] pediu a Baker que o substituísse, mas ela recusou.

Josephine Baker (Foto: Reprodução)

Em sua carreira, Baker foi famosa (em parte) por se recusar a tocar em clubes segregados. Foi essa atitude e a vivência de soldados e de escritores e músicos negros do Renascimento do Harlem em Paris, que criaram uma paixão ainda viva pela capital francesa na comunidade negra.

Josephine Baker e clipe 'Ni**as In Paris', de Jay Z (Foto: Reprodução)

De qualquer forma, no final de "Touki Bouki", há uma cena não narrativa de dois franceses brancos conversando, e um deles repudia completamente o conceito de arte africana.

"E o que compraríamos aqui, máscaras? Arte africana é uma piada inventada por jornalistas que precisam vender."

É como se Beyoncé notasse isso e dissesse: aqui! Aqui está minha merda de macaco*, então! Na porra do seu Louvre! Ui...

Filme 'Touki Bouki' e clipe 'Apeshit' (Foto: Reprodução)

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*Apeshit, que como gíria em inglês significa um momento de euforia como, por exemplo, uma plateia indo à loucura em um show, também pode significar "merda de macaco" quando separada (ape shit).

O autor do texto também recomenda que, quem puder, procure o filme para assistir. Há alguns sites que o disponibilizam para download.

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