Publicidade
Publicidade
17/10/2019 às 21h21

Beyoncé e Steve Pamon, da Parkwood, são nomeados os Executivos do Ano pela Billboard

Steve Pamon, executivo da Parkwood (Foto: Reprodução/Billboard)

A Billboard anunciou nesta quinta-feira, 17, que Beyoncé e Steve Pamon, executivo chefe da Parkwood, foram os escolhidos como Executivos do Ano compondo a lista dos "Poderosos do R&B/Hip-Hop" de 2019.

A lista anual, elaborada pela revista, escolhe os executivos e criadores que mais se destacaram no gênero. Beyoncé disse à revista que escolheu Pamon porque "compartilhamos uma filosofia semelhante sobre negócios".

"Você não precisa ser um idiota para conseguir que as coisas sejam feitas", acrescentou a cantora. "Era importante que eu encontrasse alguém com bom caráter como ser humano, com valores em quem eu realmente pudesse confiar, e alguém que entendesse que minha prioridade para a minha empresa é sempre criatividade e arte em detrimento do comércio". 

A Parkwood começou em 2008 como uma produtora de vídeos e filmes da Beyoncé, co-produzindo também o filme "Cadillac Records", no qual ela interpretou Etta James.

Operando em um nível de confidencialidade à prova de vazamentos, a empresa derrubou padrões de pensamentos tradicionais da indústria, revelando os projetos como surpresas ultra secretas, começando com o álbum visual de 2013.

Steve Pamon chegou à Parkwood em 2015, vindo da JPMorgan Chase, onde comandava a divisão de marketing de esporte e entretenimento. A seguir, confira trechos da entrevista do executivo para a Billboard.

Equipe Parkwood (Foto: Reprodução/Billboard)

Vamos começar analisando os últimos 12 meses de Beyoncé e Parkwood.

Eu posso facilitar muito para você. Nessa época, no ano passado, Beyoncé e Jay-Z estavam no meio da turnê "On the Run II" - com 49 datas em todo o mundo. Essa turnê terminou em Joanesburgo, África do Sul, diante de 90.000 pessoas no Global Citizen Festival: Mandela 100. Alguns dos maiores artistas do mundo se apresentaram no maior concerto da história da África para arrecadar mais de US$ 1 bilhão em obras de caridade. Esqueça o trabalho nessas coisas. É um privilégio testemunhar isso.

No início deste ano, foi anunciado que você estava em parceria com a adidas para relançar a Ivy Park.

Achamos que será a maior parceria atlética de todos os tempos. E a partir daí, entramos diretamente no projeto do filme "Homecoming" e depois no álbum "Homecoming Live". Relançamos o "Lemonade", que voltou ao top 10 [na Billboard 200]. Em seguida, veio a trilha sonora de "O Rei Leão", com "Can you feel the love Tonight", com Donald Glover e Beyoncé. Quero dizer, tivemos três álbuns no Top 10. O marketing do filme "O Rei Leão", seguido pelos vídeos "Spirit" e "Bigger". Em julho, lançamos o álbum "The Lion King: The Gift", que foi o "momento Quincy Jones" da Beyoncé. Além de uma performer talentosa, ela também é uma grande produtora, diretora e arranjadora. E estamos apenas no décimo mês do ano. É como o antigo anúncio do Exército: fazemos mais antes das sete da manhã do que a maioria das pessoas faz o dia todo. Mas isso é a Parkwood. E esse é o padrão que Beyoncé estabeleceu.

Você está na Parkwood há quatro anos...

Sim. Às vezes parece 40, outras vezes quatro dias. Você nunca se sente confortável e nunca sabe o suficiente. Essa é uma das coisas que eu amo sobre a B.

Você tem um lugar na primeira fila do processo criativo de Beyoncé. O que você pode nos dizer sobre ela que a maioria das pessoas não conhece?

Todo mundo tenta copiar o resultado, mas vi poucas pessoas realmente quererem imitar o processo. Uma das coisas que digo o tempo todo é que, se as pessoas querem ser ela às 22h no palco, eles devem querer ser ela às 4 da manhã no ensaio. E eles têm que ser ela às 17h na sala de conferências. Se você quer ser essa magnata, se você quer ser essa artista, você faz o trabalho. Ela faz o trabalho.

Quais são os pontos fortes dela como executiva?

Ela é tão segura no que está fazendo - assim como foi criada - que oferece oportunidades para pessoas que não pensam como ela. E quando você mescla o talento dela e dirige com uma equipe capaz de ver coisas que talvez ela não veja, essa combinação é imparável.

Defina a missão de Beyoncé e Parkwood.

Não estamos apenas fazendo entretenimento. Estamos levando a cultura adiante. As pessoas usam esse termo o tempo todo, mas poucas entendem que a cultura é definida como uma série de arte e ações que ajudam a moldar a sociedade e sua visão de mundo. Se você pensa sobre o que Beyoncé fez pela cultura africana - especialmente para os afro-americanos - junto com mulheres e outras pessoas que se sentem menos empoderadas, ela mudou a auto-estima desses grupos em uma direção positiva. Isso é história. Eu digo às pessoas o tempo todo: "Você pode ganhar dinheiro, mas você pode fazer história?"

Como ela fez essa transição de ser simplesmente uma artista para alguém que possui uma voz cultural tão poderosa?

Ela se livrou da dualidade de tentar agradar a todos - de perseguir o dinheiro - e se livrou de algumas das coisas que não apenas retêm os [afro-americanos] como um grupo, mas que retêm a sociedade como um todo.

Dada a lealdade dos fãs e a mídia positiva que ela gera, o que você acha do Homecoming não ganhar um único Emmy, apesar de seis indicações, ou a sua história com o Grammy Awards?

Antes de tudo, nem considero essas coisas como perdas. Eu cresci no lado sul de Chicago. Ir ao Emmy é um sonho para mim. Você sabe, existem três tipos de partes interessadas em uma premiação como o Emmy. Existem fãs, críticos e também nossos colegas [de trabalho]. Os fãs e os críticos não votam nos Emmys, mas não posso ficar bravo com nossos colegas. O que experimentamos no Emmy me motiva.

Após o Emmy, um vídeo mostrando você e outros membros da equipe de Beyoncé mostrando o dedo do meio circulou. Vocês estavam com raiva?

Isso foi tirado na afterparty da Netflix e foi uma piada. Estávamos desabafando e nos divertindo muito. O reconhecimento que recebemos com o "Homecoming", especialmente dos jovens estudantes [que viram projeções avançadas] na Prairie View A&M, Texas Southern, Grambling State, Morehouse, Spelman, Hampton University, Carolina do Norte A&T - cara, isso é 10 vezes maior do que qualquer outro prêmio. Olha, quem não quer ganhar esse tipo de coisa? Mas nós sorrimos e continuamos. Confie em mim, há coisas maiores por vir. Nós voltaremos.

Qual é a estratégia por trás do intenso sigilo de sua empresa?

Primeiro de tudo, tornou-se parte da marca Beyoncé para surpreender e encantar. A outra grande parte, matematicamente falando, é a quantidade de dinheiro e esforço que as pessoas colocam no hype. B está realmente tentando criar arte. Ela está levando a cultura adiante. Então, por que não colocar a energia nisso em vez de um outdoor ou um anúncio ou mídia social?

Como você mantém esse segredo?

Beyoncé dá o tom. Nosso trabalho não é contar às pessoas sobre o projeto. Nosso trabalho é o projeto. E o brilhante que ela conseguiu fazer é nos apegar emocionalmente um ao outro, bem como às nossas obrigações profissionais. Não há contrato de confidencialidade mais eficaz que o seu amor por outra pessoa.

O que você procura de alguém que gostaria de trabalhar na Parkwood?

Beyoncé é mídia e entretenimento, mas ela também é saúde e bem-estar. Ela é moda e beleza. Recusamo-nos a ser colocados no rótulo de “apenas música”. Trata-se de um estilo de vida e, para alguém que quer se juntar à nossa equipe, a pergunta é: você consegue fazer o trabalho? A ética do trabalho aqui é - ouça, qualquer um que esteja por perto tem que dar o melhor. Isso elimina muitas pessoas.

Como é um dia de trabalho típico?

Eu olho para o meu trabalho como um gerenciamento dos três P's: as pessoas, os projetos e os parceiros.

Publicidade
Os comentários são de total responsabilidade de seus respectivos autores, o BEYHIVE.com.br não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Reservamos-nos o direito de moderar os comentários aqui publicados, qualquer conteúdo ofensivo (a uma entidade ou pessoa) ou ilegal será deletado e o autor impedido permanentemente de comentar em todo o site.

Nosso site coleta informações da sua navegação por meio de cookies técnicos e analíticos. Para mais informações, acesse nossa política de cookies. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.